(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

Desobediência na infância: Pirraça ou Transtorno? Saiba identificar

28 de out
|
COMPARTILHE

A infância e a adolescência são divididas em fases, as quais são marcadas por atitudes que as crianças e adolescentes passam a ter a partir de uma certa idade. E a desobediência é uma delas, além de ser a que mais preocupa e incomoda os pais. Nessa fase, eles tendem a acreditar que sabem exatamente de tudo, e que nada que eles possam fazer, poderá estar errado ou causar algum dano. Mas você sabe distinguir quando é desobediência e quando se trata de algo mais sério, como o transtorno opositivo desafiador (TOD)? Portanto, aqui, você encontrará as diferenças entre ambos e, assim, sanar as suas dúvidas sobre a desobediência na infância.

 

Desobediência na infância

“Não brinque na rua!” “faça seu dever agora, depois você brinca!” “Desligue agora esse chuveiro!”. Enfim, essas são apenas algumas das ordens mais comuns que os pais geralmente dão aos seus filhos, sejam eles pequenos ou já adolescentes. As quais devem ser seguidas por eles para o próprio bem.

E quando essas ordens não são seguidas por pirraça ou por simples teimosia, se caracteriza assim a desobediência, que de certa forma é comum no decorrer do desenvolvimento deles.

Um boa conversa, ou até mesmo uma advertência mais séria, em muitos casos podem ajudar nessas situações. Lembre-se que a violência tanto verbal quanto física, apenas causam ainda mais transtornos para eles, onde o medo irá ser maior que o respeito por você.

 

Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

O TOD é mais sério, onde se pode perceber pelo comportamento da criança ou adolescente, uma posição desafiadora além de desobediente. E nesse caso, essa posição dá-se em todas as ordens a eles impostas, e não apenas em alguns casos como na desobediência.

Apenas conversas amistosas e até advertências, nesse caso não trazem solução. Portanto, o acompanhamento psicológico da criança ou adolescente é necessário nessas situações. Na medicina não há algo que comprove a causa desses comportamentos. Sabe-se que o ambiente que a criança ou adolescente está inserido auxilia muito na agravação do caso.

 

Desobediência ou TOD: Como identificar

Existem alguns comportamentos que são inerentes a portadores desse transtorno. veja abaixo alguns deles:

 

  • Discussões diárias: podem ser dentro e fora de casa, com pais e familiares ou com colegas de escola por exemplo;
  • Hostilidade com tudo e com todos;
  • Pessimismo;
  • Comportamentos e atitudes vingativos;
  • Ataques de fúria repentinos e por motivos torpes;
  • Predominância de agressividade em maioria das atitudes.

 

Esses são apenas alguns sinais que a desobediência na infância  já passou de uma pirraça, para um transtorno mais sério. Mas, o TOD tem tratamento e pode ser controlado com a ajuda de um profissional de psicologia.

 

Fique sempre bem informado, assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog.

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância