(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

Vacinação infantil: a importância de manter em dia

11 de nov
|
COMPARTILHE

É cada vez mais evidente que prevenir é muito melhor que remediar, não é mesmo? Essa frase pode ser usada em diversos temas, mas nesse, em especial ela cai perfeitamente bem. Vacinação infantil é uma assunto que deve sempre relembrado, pois a sua importância vai além de ter cuidado, é também ter amor. Então, para que você, mamãe e papai, fiquem atentos, esse artigo trará a importância de manter a carteirinha de vacinas de seus filhos em dia. Acompanhe.

 

Como a vacina é feita?

Todas as vacinas foram criadas para erradicar doenças. Assim, doenças como a Varíola foram erradicadas por completo, com a ajuda da picadinha da agulha. As vacinas são constituídas por vírus. Isso mesmo, elas são feitas pelo próprio vírus, em uma forma atenuada, assim o organismo cria as suas defesas contra ele. Dessa forma, a pessoa cria imunidade e a doença não se desenvolve.

 

Aqui no Brasil, as vacinas são fornecidas gratuitamente pela rede de saúde. Portanto, se deve manter em dia o calendário de vacinas. E não apenas das crianças, mas de todos os moradores da residência, principalmente idosos que são mais suscetíveis a doenças. 

Abaixo você confere as principais vacinas do calendário de vacinação infantil:

 

 

  • Vacina contra Tuberculose (BCG)

 

Quando tomar: Na maternidade, em dose única.

 

 

  • Vacina contra Poliomielite ou Paralisia Infantil

 

Quando tomar: Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses.

 

 

  • Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite causada por vírus Haemophilus Influenzae (tipo b)

 

Quando tomar: Aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, é necessária uma dose de reforço só com a DTP

 

 

  • Vacina contra Rubéola, Sarampo e Caxumba – Tríplice Viral

 

Quando tomar: Aos doze meses de idade e nos momentos em que ocorrerem as campanhas de seguimento para vacinação contra o sarampo.

 

 

  • Vacina contra Hepatite B

 

Quando tomar: A primeira dose, ainda na maternidade. A segunda dose, com um mês de idade. A terceira dose, com seis meses.

 

 

  • Vacina contra Febre Amarela

 

Quando tomar: Aos seis ou aos nove meses, dependendo da região. Grande parte do Paraná é considerado indene, ou seja, sem risco, mas ainda assim existe algumas cidades onde a vacinação é realizada aos nove meses.

 

Perigos de não realizar a vacinação infantil

Além de estar a mercê de diversas doenças, a criança que não toma as vacinas em dia corre grande risco até mesmo de morte. Parece difícil, mas não é. Todas as doenças citadas acima são letais para crianças com pouca idade. Afinal, seus organismos estão em fase de desenvolvimento. Ou seja, ainda não possuem os anticorpos poderosos que são necessários para que a doença não cause danos. Assim, sem a proteção das vacinas em dia, seu filho corre grande risco.

 

Além do calendário de vacinação nacional, existem campanhas que são abertas sempre que surgem focos de doenças que acreditava-se estarem controladas. Então, ficar atento à essas campanhas também é muito importante.

 

Nesse link você encontra o Calendário Nacional de Vacinação Infantil. Nele você pode conferir as respectivas vacinas e a idade em que a criança deve tomá-la. Para realizar a vacinação, basta você ir até à Unidade Básica de Saúde mais próxima e ter em mãos a carteirinha de vacinação da criança.

Aqui você encontra as Unidades Básicas de Saúde aqui de Maringá, assim você pode verificar a mais próxima de sua casa e deixar as vacinas em dia com mais facilidade.

 

Esperamos ter lhe ajudado a entender a importância da vacinação infantil, e assim manter a saúde de todos os pequeninos em dia. Para ficar informado sobre assuntos importantes como este, acompanhe nosso blog.

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância