(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 de dez
|
COMPARTILHE

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque sabemos que ela é a mais pura realidade. E na alimentação do seu filho, a história não é diferente. Para que ele sinta vontade de comer, e comer bem, ele deve ter bons exemplos à mesa. Então criamos os 10 mandamentos da boa alimentação infantil. Confira agora:

 

1. Alimentação infantil: hora de comer, é hora de comer!

Nesse momento, nada de distrações. Celular, tablet e TV tiram a atenção da criança para sua alimentação, e isso não é nada saudável. Ao ver TV ou qualquer outra coisa, o cérebro da criança não interpreta o consumo do alimento. Isso resulta em uma má digestão e muitas vezes a criança tem seu sistema nervoso central prejudicado. Dessa forma, essa questão faz com que ela coma muito, ou coma pouco.

 

2. Muita cor no prato!

Segundo profissionais de nutrição infantil, o prato da criança deve ter pelo menos 5 cores diferentes de alimentos. Cores variadas representam vitaminas e benefícios variados. Assim, em apenas uma refeição, a criança absorve diversas fontes de vitaminas, minerais entre outros benefícios para seu organismo. Vale lembrar que isso ajuda no seu desenvolvimento e crescimento.

 

3. Não comer doces, ou outros alimentos antes da refeição principal

Comer um chocolatinho antes do almoço pode prejudicar a alimentação principal. É preciso dizer não a essas guloseimas em horários errados, principalmente quando falta pouco tempo para a criança almoçar ou jantar. Para cada alimento bom, tem um momento bom! Ou seja, se antes do almoço a fome bater, que tal trocar o biscoito por uma maçã? Assim, a fome acalma e a refeição principal não será prejudicada.

 

4. Se nunca provou, como pode não gostar de comer um alimento?

Nesse caso, insistir em um determinado alimento é uma boa ideia, podendo variar as formas de preparo para que a criança possa provar e ver de qual forma mais agrada. Assim você não precisa descartar uma fruta ou legume antes de tentar fazer com que a criança prove e aprove ele. O paladar infantil ainda é inexperiente, e todos os alimentos são uma nova descoberta. Então, aproveite isso e capriche na preparação do prato!

 

5. Pratos animados e divertidos ajudam na alimentação infantil

Já pensou num sanduíche em formato de coração, ou num lindo prato de salada de frutas em formas diferente de desenhos? Fazer com que a criatividade ajude a criança a comer mais e melhor é uma ótima opção. Pode até ser meio trabalhoso, mas ver eles comendo tudo, e ainda com um belo sorriso no rosto, é recompensador, não é mesmo? Toda criança adora fantasiar, criar histórias e envolver personagens, e na alimentação isso não precisa ser diferente. Isso irá estimular ainda mais a hora da refeição.

 

6. Comer não pode ser uma troca de favores 

A hora da refeição não pode ser encarada com uma troca de presentes ou de brincadeiras. Comer é essencial, e é dessa forma que deve ser encarada a hora da refeição. A promessa de poder jogar vídeo game mais uma hora se comer tudo não está resolvendo o problema da má alimentação, apenas está causando um problema maior. Isso se deve à falta de interesse na alimentação, pois a criança irá comer até mesmo sem vontade e sem se satisfazer, apenas para poder jogar um pouco mais. Então, sem moedas de troca! Hora de comer é para ser uma hora aproveitada.

 

7. Se não tem fome, não precisa comer

Isso assusta os pais, pois existe aquele grande medo da criança passar fome, ou se pode passar mal por falta de alimento. Mas isso não acontece, podem ficar tranquilos. Conforme a criança cresce, ela cria sua própria responsabilidade de se alimentar se tem fome, e também de perceber se está sem fome. O que não pode acontecer é de se negar a comer na hora da refeição porque está brincando e se diz sem fome, e dentro de alguns minutos a fome repentinamente aparecer. A rotina precisa estar estabelecida, mas não precisa necessariamente obriga-lo a comer.

 

8. Comer bem em casa, para comer bem a vida toda

A boa alimentação é algo que deve vir de dentro de casa. Afinal, são os pais que introduzem os filhos à alimentação. Então, cabe a eles oferecer a melhor e mais saudável experiência para que a criança crie esse hábito.

 

9. Modere o açúcar na alimentação infantil!

Os doces são os principais vilões da boa alimentação na infância, pois é quase unânime o desejo de açúcar nas crianças. Se você optou por autorizar o consumo de açúcar para seu filho, então você pode controlar esse consumo. Ter momentos específicos para consumir doces pode resolver e evitar o autoconsumo, assim você evita problemas futuros na alimentação da criança, e também não corta por completo. 

 

10. Reunir a família nas refeições

A hora da refeição é especial, então a família deve estar reunida para que esse momento seja sempre prazeroso. Essa pequena atitude de todos se reunirem à mesa para se alimentar fortalece os laços e a criança se sente muito mais motivada a se alimentar bem. Pois é vendo o exemplo dos pais que a criança aprende e cria o hábito de comer bem.

 

Esses foram os 10 mandamentos da boa alimentação na infância. Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. E continue acompanhando nosso blog e fique sempre bem informado.

 

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

5 Atividades para as férias de verão

02 | dez

As férias de verão estão chegando, e com a criançada toda em casa, ter um roteiro de brincadeiras e atividades para extravasar toda a energia é...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância