(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

5 frases prejudiciais na infância

26 de ago
|
COMPARTILHE

Sabemos que a função dos pais é algo de extremo trabalho e dedicação. Sabemos também que, normalmente, esses ainda desempenham outras funções sociais como cônjuge, amigo, chefe, etc. Outra coisa que é indiscutível, é o quanto os pais se esforçam para proporcionar tudo de melhor para seus filhos. O estresse do dia-a-dia pode os levar a agirem por impulso e, muitas vezes, falarem frases prejudiciais que influenciam o desenvolvimento dos pequenos.

Pensando nisso, a Escola Sonho Mágico criou uma listas de frases prejudiciais que devem ser evitadas. Confira:

 

“Na sua idade, eu fazia isso melhor!” 


No hall das frases prejudiciais essa é uma das mais famosas. É claro que a sociedade muda seus aspectos de uma geração para a outra. Portanto, deve-se evitar comparações desse gênero. Pois, com o avanço da tecnologia, por exemplo, criaram-se demandas que não existiam antes. Nossa sociedade atual adotou o imediatismo como a principal característica, isso pode criar uma pressão enorme sobre a criança.

É importante entender a situação em que seu filho se encontra. Tentar ajudá-lo sem julgamentos ou expectativas. O incentivo sempre é a melhor resposta.

 

“Você pode conseguir tudo o que quiser, desde que se esforce!”


Nós, adultos, sabemos que isso é uma ilusão. Infelizmente nem todas as pessoas têm inúmeras habilidades e que tudo que tentarem vão ter sucesso. Portanto. eventualmente, eles não conseguirão o que almejam. O que é importante é ele saber que está tudo bem se ele tentou e não conseguiu. 

É preciso tomar cuidado com as frases que são dirigidas às crianças, pois nelas podem estar inseridas nossas expectativas sobre eles. E expectativas podem ser perigosas e inatingíveis.

 

“Pare de chorar por isso. Não exagere!”


Emoções são involuntárias e inconscientes, nem sempre conseguimos explicar como elas tiveram início. Portanto é muito importante que seu filho expresse suas emoções. Tente sempre entender o lado dele, chame-o para uma conversa amigável, isso ajuda no seu desenvolvimento. Sem contar que aumentará a confiança dele em você.

 

“Por que você não é igual a seu irmão?”


Comparações são atitudes nem um pouco saudáveis para o desenvolvimento das crianças. sabe por quê?

Cada pessoa tem seu ritmo e suas individualidades. Toda vez que se depara com uma comparação, a criança tende a prestar mais atenção em seus “defeitos”. O que prejudica a autoestima dela. 

Portanto é muito mais eficiente quando os pais colocam em evidência as qualidades de seu filho, considerando os seus avanços como desafios. 

 

“Se você não tirar nota boa na prova não poderá visitar seu amigo!”


É importante prestar atenção e evitar usar essas frases. As consequências de seu comportamento jamais devem afetar outras áreas que são tão importantes também, como o âmbito social por exemplo. 

O indicado é separar cada compartimento da vida dos pequenos. O que acontece na escola, seja bom ou ruim, fica no compartimento da escola. Portanto, não castigue seu filho por ter tirado uma nota ruim fazendo com que ele não socialize, por exemplo.

 

A tarefa de evitar essas frases pode ser um pouco complicada, porém ajuda muito no desenvolvimento da personalidade dos filhos. O importante é amá-los incondicionalmente e sempre pensar nas consequências do que é falado para eles.

 

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog para mais dicas.

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância