(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

Bullying na Infância: como reconhecer e lidar

13 de nov
|
COMPARTILHE

Agressões físicas, verbais e emocionais de forma repetitiva caracterizam o bullying. Hoje, isso é um fato real e cada vez mais presente na vida de crianças e jovens, dentro e fora do ambiente escolar. Mas você sabe reconhecer se esse problema afeta a vida de seu filho ou filha? e lidar com o bullying na infância, você sabe? Aqui nesse artigo, pretendemos ajudar a você com esse tema tão difícil e delicado. Continue acompanhando.

 

O que é o Bullying?

Precisamos primeiramente compreender que toda forma de bullying é uma agressão, mas que nem toda agressão é classificada como bullying. Sim, é difícil de entender, mas vamos te ajudar. Para que a agressão seja realmente dada como bullying ela precisa se enquadrar em 3 características, são elas:  

 

  • A clara intenção do agressor de ofender a vítima
  • A repetição de tal ato de agressão
  • Ter um “público” espectador a ação

 

O termo Bullying vem do inglês Bully, que significa valentão. Desse significado já nota-se o por que se chama bullying o ato de agredir de forma covarde a vítima. São tantas as formas de ofensas que podem se caracterizar como bullying, que é difícil para quem está de fora da situação entender. Então, imagine a cabeça e o sofrimento de uma criança ou de um jovem com tão pouca idade, encarar tal problema.

 

Identificando o bullying na infância

Como vítima direta desse tipo de agressão, vemos crianças e jovens com a auto estima baixa, que em muitas vezes não conseguem encarar e ignorar as ações feitas pelo agressor. As agressões podem também ser caracterizadas por diferenças no aspecto físico, cultural e até mesmo religioso. 

Falta de vontade de ir a escola ou de fazer amizades, medo de se relacionar com pessoas novas, comportamento retraído e tímido muitas vezes é um sinal de que algo não está normal. Saber identificar esses sinais é fundamental, mas principalmente entender o que essa criança ou jovem está passando é primordial.

 

As consequências do bullying na infância são carregados por toda a vida, pois são atos tão pesados que uma criança ainda é imatura para suportar. Então, ter o apoio das pessoas que são importantes na sua vida é primordial para encarar e enfrentar esse momento. Em casos em que a agressão já é frequente, a vítima começa a aceitar as agressões de tal forma que acredita que merece ouvir tais julgamentos. 

 

“Se sou feio, porque vão dizer que não sou? Eles estão certos em me chamar assim”

 

Na escola

No ambiente escolar, enfrentar esse tema é ainda mais difícil. A questão é que grande maioria dos casos ocorre dentro da escola, com colegas de turma. Mas isso não deve impossibilitar a escola de encarar que é um problema que deve ser combatido. Ações de prevenção e também ações que possibilitem as vítimas a falar sobre o problema sofrido por ela, de forma que se sinta segura a falar sobre isso, também podem auxiliar nos casos. 

 

Estar sempre de portas abertas para ouvir, essa é a regra principal, tanto para escola, com os professores e colegas, quanto para dentro de casa, com a família. Também, nunca se deve estimular a criança ou o jovem a revidar as agressões com violência, pois dessa forma o problema estará se agravando ao invés de se resolver.

 

Como lidar com o bullying na infância

Se você, mãe, pai ou professor identificar que a criança ou jovem está sofrendo com o  bullying, nunca subestime. Nunca deixe para lá, achando que é apenas “briguinha de criança”. Essa atitude torna o mal ainda maior. Não há forma mais eficaz de se ajudar a vítima do que ouvi-la. Diminuir a dor e menosprezá-la só trazem consequências, muitas vezes irreversíveis, como o suicídio.

 

Pesquisas cada vez mais atuais comprovam que a maior causa de suicídios, no âmbito infantil e jovem, são causados pelo bullying sofrido precocemente e que nunca foram tratados em sua raiz. Para uma pessoa tão jovem chegar a tal ponto, deve-se imaginar a dor psicológica que deve estar enfrentado. Então, a empatia é sempre o melhor caminho, seja no bullying, ou em qualquer outro assunto que seja relacionado ao outro.

 

Centro de Valorização da Vida – CVV

O CVV foi fundado em São Paulo, no ano de 1962. Esse centro de atendimento voluntário, foi criado para a prevenção de suicídio. Com chat totalmente sigiloso, a vítima pode conversar de forma anônima, e assim falar sobre o que passa no momento. Os meios de atendimento do CVV são chat online, pelo telefone 188 e também por e-mail.

 

Saber identificar e lidar com o bullying na infância é um papel dos pais e da escola. Assim, todos trabalhando juntos, esse mal que atinge tanto nossas crianças e nossos jovens poderá ser mais brando. Portanto, não acarretará em sofrimento, tanto para as vítimas quanto para as pessoas que com elas convivem.

 

Ficou com alguma dúvida com relação a esse tema? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em poder lhe ajudar!

E acompanhe sempre nosso blog para se manter informado sobre temas importantes na infância. 

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância