(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

10 brincadeiras para fazer ao ar livre

04 de out
|
COMPARTILHE

O calor finalmente chegou, e nada melhor que divertidas brincadeiras ao ar livre para gastar a energia da criançada que aliás, adora essa estação. Essas brincadeiras além de trazerem alegria e, certamente, muita descontração, auxiliam no desenvolvimento motor da criança, pois hoje com a tecnologia tão a mão dos pequenos, a brincadeira tradicional tem perdido seu valor.

Trocar o celular e o vídeo game por uma bola ou uma bicicleta, irá trazer inúmeros benefícios à saúde da criança. E, para te ajudar, separamos 10 divertidas brincadeiras para brincar “lá fora”. Confira:

 

Brincadeiras para fazer ao ar livre: Bolha de sabão

A brincadeira que diverte a todos, de bebês a adultos, a clássica bolha de sabão. Além de divertida, ela refresca nos dias de calor. Basta você misturar sabonete líquido, shampoo ou detergente neutro, para quatro partes de água. E uma dica para deixar as bolhas ainda mais resistentes,é adicionar açúcar, amido de milho ou xarope de milho a mistura. Para a varinha você pode utilizar um pedaço de arame ou até mesmo um canudo, por exemplo, e pronto! Solte a sua imaginação.

bolha de sabão

Pular corda

A brincadeira que passa de geração em geração. Pular corda diverte e estimula a criatividade e a coordenação motora da criança, pois ela canta e pula ao mesmo tempo. As cantigas fazem a diversão e embalam essa brincadeira ao ar livre tão animada.

 

 

 

Amarelinha

Pular casinhas até chegar ao céu, parece simples, mas para os pequenos têm um grande significado e também uma grande diversão. Pular amarelinha faz com que a criança brinque e estimule o seu equilíbrio. Basta desenhar as casinhas enumeradas na areia, ou em uma superfície de cimento ou asfalto, jogar a pedrinha e a brincadeira esta pronta.

 

Empinar pipa

Fazer a sua própria pipa e vê-la voando lá no alto, deixa adultos e crianças felizes. Empinar pipa é a brincadeira que mais satisfaz uma criança. Pois além de divertida, ela estimula a criatividade dela para fazer a própria pipa a mão. Mas para que a brincadeira seja segura, ela deve ser feita em um local amplamente aberto, como um parque.

 

brincar de pipa

Caça ao tesouro no pátio

Seguir as pistas para encontrar seu prêmio: esse é o start para uma divertida brincadeira ao ar livre. Caça ao tesouro é uma ótima opção para distrair as crianças. Pois assim, elas irão se concentrar e trabalhar em equipe para chegar ao fim das pistas, então é uma ótima opção para brincar com os amiguinhos.

 

 

 

Brincadeiras para fazer ao ar livre: Bola

Uma brincadeira que reúne diversas idades é jogar bola, pois ela envolve todo mundo. Montar os times, fazer dribles e com certeza dar muita risada, é diversão garantida.

 

Piquenique em família

Se perto da sua casa há um parque ou um lugar ao ar livre, então você tem o local ideal para um divertido piquenique em família. Comidinhas gostosas, frutas, sucos e poder estar com as pessoas que amamos é um programa pra lá de divertido e especial. Uma tarde de calor assim, com certeza irá fazer o dia da criançada muito feliz, que tal?!

picnic

Esconde-esconde

Contar até 31, e de repente todo mundo sumiu. A caçada pelos colegas começa. Nessa brincadeira, além de ágil, a criança precisa estar atenta. Afinal, ela precisa encontrar o amigo e conseguir correr até o local da contagem. Com certeza a energia e a alegria irão tomar conta da criançada nessa brincadeira.

 

Brincadeiras para fazer ao ar livre: Dança das cadeiras

Dançar por si só já é muito divertido, dançar brincando então, é o dobro. Na dança das cadeiras, a atenção da criança é que vai dizer se ela continua ou não na brincadeira. Por isso, é importante lembrar que sempre deve haver uma cadeira a menos do número de participantes para que a brincadeira dê certo. Depois de montada as cadeiras e só deixar a música e a diversão rolar.

 

Telefone sem fio

Essa brincadeira ao ar livre com certeza irá trazer muita gargalhada. Afinal, a frase do início nunca sai igualzinha lá no final do telefone. Portanto, para que ela fique bem mais divertida, é bom ter um número grande de participantes, assim cada um pode montar a frase do jeitinho que entendeu.

 

E para as brincadeiras para fazer ao ar livre ficarem ainda mais saudáveis, antes de mais nada, não podemos esquecer dos materiais de proteção para as que necessitarem, como capacetes e  joelheiras. Além de se hidratar muito, pois o calor excessivo pode trazer a desidratação. E ninguém quer ficar doente e perder toda essa diversão, não é mesmo? Então beba muita água entre as brincadeiras.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos assim.

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância