(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

10 livros essenciais para a educação infantil

09 de set
|
COMPARTILHE

Sabemos que, às vezes, é um pouco trabalhoso incentivar a leitura durante a educação infantil. Porém, não desanime! A escola Sonho Mágico está aqui para lhe ajudar. Criamos esta lista com 10 livros essenciais durante a educação infantil. Eles são livros atuais, com lições pertinentes aos dias de hoje. E o melhor: sem deixar de lado o prazer da leitura! Confira:

 

A Menina dos Livros


Este livro se faz muito importante no processo de educação infantil, pois auxilia as crianças em momentos de mudanças por meio de contos. 

Na capa do livro é possível observar um amontoado de letrinhas, mas não se engane. As palavras que estão na capa são títulos famosos e clássicos da literatura infantil. Títulos como “As viagens de Gulliver” escrito por Jonathan Swift, “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll e “O Fantasminha” de Ana Maria Machado, entre outros. 

O livro narra a história de uma pequena menina que, por meio desses contos, cruza mares de palavras, escala montanhas de faz de conta, além disso, presta uma sincera homenagem à essa poderosa ferramenta da imaginação, capaz de transportar as pessoas para outros universos, a literatura. 

livros

Os textos e ilustrações presentes neste livro foram desenvolvidos por Oliver Jeffers e Sam Winston, produzido pela editora Pequena Zahar. Além disso, é recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade. 

Você pode encontrar esse título aqui.

 

Os Direfentes


Nos tempos em que estamos vivendo é de extrema importância olharmos com empatia para as diferenças e ensinarmos as crianças a não discriminarem tais aspectos. Por isso, recomendamos este livro como uma ótima opção para a construção da empatia em crianças. 

A história é baseada em criança que acorda em uma sociedade na qual as pessoas são “estranhas”. Algumas andam com aquários em suas cabeças, outras passeiam no parque presas à coleiras… Esquisito, não é mesmo?! Enquanto isso, todas as pessoas agem naturalmente, ignorando essas características peculiares.

A menina da história começa a se perguntar se ela também é diferente, porém sua mãe garante que não. Mas será mesmo que não?

Como dito anteriormente, este livro instiga as crianças e adultos a pensarem nas diferenças e na maneira que enxergam o mundo, tudo de uma forma bem divertida e com ilustrações surrealistas.

livros

Ele é recomendado a crianças a partir de 3 anos de idade. Paula Bossio é responsável pelos textos e ilustrações. O livro foi produzido pela editora Pulo do Gato e você pode encontrá-lo aqui.

 

Amoras


Ainda tratando das diferenças que encontramos no convívio em sociedade, o livro “Amoras” fala sobre representatividade, orgulho racial, autoestima e tolerância religiosa. Afinal, são assuntos importantíssimos na formação de caráter de uma criança.

Neste livro, o rapper Emicida narra uma conversa que teve com sua filha Estela, 7 anos. Uma curiosidade interessante é que ele foi baseado em uma música de seu álbum “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”.

livros

O texto foi elaborado pelo Emicida, e as ilustrações são de Aldo Fabrini. O livro foi publicado pela editora Companhia das Letrinhas e é recomendado para crianças a partir de 3 anos.

Você pode encontrar esse título aqui.

 

Se eu fosse um grande gigante


Este livro faz um convite à reflexão sobre conceitos de valores e o que podemos fazer pelo próximo quando ele nos pede ajuda. Portanto é um livro sobre empatia. 

O livro tem como objetivo ensinar as crianças a desviarem da soberba e superioridade. A leitura se faz interessante, pois coloca o leitor em um lugar de reflexão intensa. Além disso, conta com ilustrações que chamam a atenção da criança de forma imediata.

livros

O texto e as ilustrações foram elaborados por Guridi, publicado pela editora Pulo do Gato. Recomendado para crianças acima de 2 anos.

Você pode encontrar esse título aqui.

 

Olavo


Que maneira mais interessante de chamar a atenção de uma criança que pelo sentido visual? Este livro faz isso com excelência.

Você já imaginou que cor tem a tristeza? E a felicidade?

No livro “Olavo”, o autor trabalha a sinestesia das crianças, relacionando emoções com cores e ensinando os pequenos a lidarem com suas emoções, tudo isso de uma forma bem leve e convincente. 

livros

Os textos e ilustrações foram produzidos pelo Odilon Moraes e publicado pela editora Jujuba. Recomendado para crianças a partir de 4 anos.

Você pode encontrar esse título aqui.

 

Coleção Cinema


Não é novidade para ninguém que as crianças são fascinadas pelo mundo da fantasia. A realidade é mais facilmente compreendida quando se tem imaginação. O cinema desempenha essa função de maneira democrática, por permite que adultos e crianças façam uma viagem pelo mundo lúdico. Por isso, a Coleção Cinema é uma ótima pedida, capaz de despertar novas sensações nos pequenos. 

livros

Essa coleção é recomendada para crianças a partir dos 6 anos de idade.

Você pode encontrá-la aqui.

 

Coleção Pequenos Artistas


A arte é responsável por construir um senso crítico nos pequenos, além disso incentiva o lado criativo deles. 

A Coleção Pequenos Artistas apresenta o mundo da arte para eles, por meio da vida de Degas, Van Gogh e Monet.

livros

Recomendado para crianças a partir de 6 anos.

Você pode encontrar essa coleção aqui.

 

A Fabulosa Máquina de Amigos


Este livro auxilia as crianças na missão de fazer amizades, um processo que pode ser mais complicado para algumas crianças.

O livro conta a história de uma galinha muito simpática, que adora conversar com seus amigos sobre suas fantásticas histórias. Ela até ganha um prêmio de galinha mais amável da fazenda em que vive.

livros

Este livro é recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade.

O texto foi elaborado por Nick Bland, publicado pela Editora Brinque Book. 

Ele pode ser encontrado aqui.

 

Se eu abrir essa porta agora…


Este excelente livro é em formato de sanfona e existem dois modos de sua leitura ser realizada: com otimismo ou com medo. De uma maneira, a cada vez que uma porta se abre algo assustador aparece, se lido ao contrário apenas coisas boas vão se apresentando. 

Ele é incrível, pois auxilia a criança a entender que, muitas vezes, nossa imaginação nos prega peças e cria algo que, na verdade, não existe. Os famosos e temidos monstros no armário.

livros

Este livro é recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade.

Os textos e ilustrações foram produzidos pelo Alexandre Rampazo e foi publicado pela Editora SESI-SP.

Pode ser encontrado aqui.

 

Bichos da noite


Na mesma linha de “Se eu abrir essa porta agora…”, Bichos da noite trata sobre a imaginação fértil e traiçoeira das crianças, porém este livro foca no momento em que as luzes se apagam. Trata sobre aquele famoso medo do escuro.

O livro apresenta uma leitura visual excelente, brincando com o real e a imaginação, proporcionando uma reflexão às crianças do que é real e o que é apenas a imaginação.

livros

O texto foi produzido por Mariana Ianelli e as ilustrações por Odilon Moraes, publicado pela Editora Positivo.

Pode ser encontrado aqui.

 

Por conseguinte, todas as leituras citadas neste post têm o intuito de auxiliar a criança em algum momento de sua infância, sempre buscando proporcionar reflexões e resoluções de problemas de maneira racional.

Além de serem uma ótima leitura individual, uma leitura em família é sempre uma boa pedida também. 

 

Achou essa lista interessante? Portanto, continue acompanhando o blog da Sonho Mágico e se inscreva em nossa newsletter abaixo!

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância