(44) 3246 1481 (44) 3031 6148 (44) 9 9104-3704

Rua São João, nº 635 - Maringá - PR

Blog

6 atividades para estimular a criatividade do seu filho

19 de jun
|
COMPARTILHE

Estimular a criatividade dos pequenos é muito importante. Desse modo, existem várias atividades que podem ser feitas em casa. Dessa maneira, trouxemos algumas ideias para os momentos de brincadeiras com as crianças. Confira!

 

1. Desenhar com criatividade

Desenho livre é uma atividade que ajuda a aflorar a criatividade infantil. Além disso, é uma ótima atividade para desenvolver também a coordenação motora. O importante nessa atividade é deixar a criança livre para desenhar o que quiser. Dessa forma, ela conseguirá se expressar da maneira mais confortável para ela.

desenho infantil

2. Brincar com Lego

O lego é uma ótima atividade para combinar peças e criar cenários. Além disso, com esse brinquedo, se pode mostrar à criança como a mudança de uma peça pode mudar toda a estrutura do que se está montando. Uma dica é deixá-la livre para montar o que quiser, ao invés de seguir as imagens que vêm na caixa, de um lego pronto. Pois quando a criança apenas repete algo que já foi feito, sua criatividade não é desenvolvida.

 

3. Brincar com caixas de papelão

Não é necessários ter brinquedos caros para propor atividades que estimulem a criatividade! Caixas de papelão, de todos os tamanhos, são ótimas para brincadeiras. Com esse tipo de material, a criança precisa descobrir uma utilidade para ele – aguçando ainda mais a criatividade. Quanto mais abstrato, maiores as chances das crianças pensarem em modos diferentes de brincar com esses brinquedos.

criança brincar com caixas

4. Ler histórias para criatividade

A leitura é um hábito importante, que deve ser criado desde quando eles são pequenos. Além de aguçar a criatividade, o momento da leitura aproxima você da criança. Por isso, esse é um momento de estimular a imaginação com figuras mentais e ajudar no desenvolvimento da linguagem dos pequenos.

 

5. Brincadeiras com tinta

As brincadeiras com tinta estimulam a criatividade e os sentidos das crianças. Dessa forma, garante o bom desenvolvimento motor e cognitivo. Como resultado, os pequenos podem ver como diferentes tonalidades de tintas misturadas formam novas cores, estimulando visão e tato em uma só atividade.

brincar com tinta

6. Massinha de modelar

A massinha de modelar é outro material que também estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Já que existem inúmeras as possibilidades de uso da massinha, pois dá pra apertar, beliscar, amassar, cortar… e com todas essas possibilidades, vocês podem criar um mundo novo, uma fazendinha, castelos e objetos.

 

A maioria dessas atividades não exigem materiais caros ou difíceis de achar, facilitando a sua reprodução em casa. Gostou das ideias? Agora é só colocá-las em prática! As crianças vão adorar.

 

Leia nossas outras postagens em nosso blog!

 

 

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano” Jean Piaget

Posts Relacionados

O que fazer nas férias em Maringá

16 | jan

As férias de verão pedem um planejamento, e Maringá conta com várias atividades para fazer com os pequenos durante esse período. Dessa forma,...

5 canais educativos do YouTube para as crianças

16 | dez

Prender a atenção das crianças está cada vez mais difícil. Não é qualquer coisa que atrai os olhinhos curiosos dos pequeninos, geralmente para...

Alimentação infantil: 10 mandamentos

10 | dez

O exemplo é a melhor forma de se ensinar uma criança. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Se sua resposta for “muitas vezes”, é porque...

Voltar

Faça sua Pré-Matrícula!

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que começar o período de matrículas!

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os melhores conteúdos sobre educação e infância